Apresentação da chapa

Conheça a professora

Martha Bohrer Adaime

A Professora Martha Bohrer Adaime é a atual Vice-Reitora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduou-se em Química Industrial pela UFSM em 1983 e obteve o título de Doutora em Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 1989. No mesmo ano, ingressou na carreira docente da UFSM.

Ao longo de mais de três décadas de atuação na instituição, a professora Martha construiu uma trajetória sólida nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão acadêmica.

Coordena, com colegas, o Laboratório de Análises de Resíduos de Pesticidas (LARP), criado em 2001 e acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Foi bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), nível 2, até 2024, com atuação concentrada nas áreas de Química Analítica e Ensino de Ciências.

Experiência em Gestão Universitária

A Professora Martha Adaime possui ampla experiência em funções administrativas na UFSM. Atuou como vice-coordenadora do curso de Química Industrial (1989-1990), Chefe substituta do Departamento de Química (1997–2002), Vice-Diretora (2002–2006) e Diretora (2006–2014) do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE). Posteriormente, foi nomeada Pró-Reitora de Planejamento, em 24 de dezembro de 2013, e Pró-Reitora de Graduação, em 7 de outubro de 2014. Exerceu, ainda, a função de Chefe de Gabinete do Reitor e, desde 2022, ocupa o cargo de Vice-Reitora da UFSM.

Sua atuação na administração universitária é caracterizada pela condução de uma gestão democrática, fundamentada na escuta ativa, na transparência e no diálogo com a comunidade acadêmica e comunidade externa através do apoio às ações de extensão. Defende uma universidade pública, gratuita, inclusiva e comprometida com a excelência acadêmica, a inovação e o desenvolvimento social.

Estilo de Liderança

O estilo de liderança da Professora Martha é pautado pela valorização do trabalho em equipe e pela escuta ativa na busca por soluções colaborativas. Em manifestações públicas e entrevistas, sempre ressalta a importância de investir na modernização institucional, na inclusão e na desburocratização de processos internos, com vistas a tornar a UFSM mais eficiente, ágil e conectada com as demandas da sociedade contemporânea.

Professora Martha é, assim, uma gestora comprometida com a excelência acadêmica, com a equidade, com a inclusão social e com a inovação. Sua trajetória demonstra a capacidade de liderar transformações significativas em contextos desafiadores, contribuindo para o fortalecimento da Universidade Federal de Santa Maria como uma instituição pública de referência nacional e internacionalmente.

Martha foi a primeira mulher a ser Vice-Reitora da UFSM e agora será a primeira mulher Reitora da história da instituição!

Conheça o professor

Tiago Bandeira Marchesan

O professor Tiago Bandeira Marchesan é Professor Associado III e atual Diretor do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui graduação (2003, com láurea acadêmica) e doutorado (2007) em Engenharia Elétrica pela UFSM, com estágio na Universidad de Oviedo, Espanha. Desde 2011, é docente da instituição.

Antes de ingressar na UFSM, atuou na WEG Equipamentos Elétricos na área de pesquisa e desenvolvimento com inserção nacional e internacional, acompanhando a expansão da empresa para outros continentes na área de transformadores de potência.

É bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), e pesquisador do Instituto de Energia e Mobilidade (IEM), uma unidade EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial).

É pesquisador do projeto de integração entre a UFSM e a Universidade de Magdeburg (Alemanha), e coordenador do programa Brasil France Ingénieus Tehcnologie (BRAFITEC), financiado pela CAPES em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Federal do Ceará (UFC).

Gestão no Centro de Tecnologia

Durante seus mandatos como Diretor do Centro de Tecnologia, implementou diversas ações de impacto estrutural, acadêmico e administrativo, conforme segue.

Pós-graduação: unificou os programas de pós-graduação em um único ambiente físico, com reformulação dos espaços e criação do Fórum de Coordenadores(as) da Pós-Graduação. Essa reestruturação visa qualificação e fortalecimento dos programas.

Laboratórios e infraestrutura: ampliou parcerias com a sociedade por meio da melhoria dos laboratórios, atendimento ao público externo e criação de uma secretaria única para gestão dos espaços. Destaca-se a criação do Sistema de Gestão de Laboratórios – SGLAB CT na estrutura organizacional da Unidade, responsável pela gestão da qualidade dos laboratórios e ampliação das certificações pelo INMETRO.

Projetos estruturantes: inaugurou o FábricaCT e laboratórios com metodologias “mão na massa”. Reformou salas de aula, sanitários, espaços administrativos, diretórios acadêmicos, salas de reunião, sala de impressão e auditórios. Adequou e mobiliou os prédios 9F (Arquitetura e Urbanismo) e 9H (Hangar da Engenharia Aeroespacial).

Tecnologia e gestão: implementou análise contínua de dados e indicadores do CT para acompanhamento de ingressos, formações e atuações de estudantes, técnicos-administrativos em educação e docentes. Modernizou o modelo de compras com apoio do setor de TI e mapeou fluxos de processos das secretarias integradas. Institucionalizou o uso do Google Workspace como ferramenta de gestão.

Transparência e recursos: reformulou a destinação de recursos financeiros do CT com base em planejamento estratégico aprovado pelo Conselho do Centro (informações estão disponíveis no site institucional). Houve um crescimento expressivo da arrecadação com projetos em colaboração com pesquisadores e a PROINOVA, alcançando mais de R$ 30 milhões em contratos assinados em 2024.

Currículo e integração: implementou a integração dos currículos das engenharias com códigos únicos para disciplinas comuns, promovendo formações transversais e maior sinergia entre os cursos.

Modernização administrativa: propôs um novo modelo licitatório para a lancheria do centro, que foi adotado por outras unidades. A cafeteria reformada tornou-se um espaço de excelência, com opções acessíveis e de qualidade, muito frequentado por toda a comunidade universitária e por pacientes e acompanhantes do HUSM.

Tiago está motivado a contribuir como Vice-Reitor para uma UFSM dinâmica, viva, inovadora, diversa e construída a partir do diálogo com toda a comunidade. Seu trabalho tem sido pautado pela integração entre ensino, pesquisa, extensão, inovação e gestão qualificada.